terça-feira, 27 de setembro de 2016

Alimentação saudável e exercício físico: entre em forma com essa dupla

Você já deve ter se perguntado, "esse exercício físico me faz perder peso?". Tal questionamento é comum àquelas pessoas que despertaram o desejo de cuidar da saúde e atingir uma boa forma. Tão objetivo quanto à pergunta é a resposta: sim, os exercícios físicos ajudam a acelerar a perda de peso, desde que estejam aliados à uma alimentação saudável. Isto porque só alimentação, sem exercício, diminui a camada de gordura, enquanto só o exercício, sem alimentação balanceada, tonifica os músculos, mas não modela o corpo como você, certamente, deseja.

Equilibre boa alimentação e exercícios físicos

"Então devo parar de comer para emagrecer?" Não! Pelo contrário. Opte por pequenas refeições em intervalos menores de tempo e alimente-se 1 hora antes de fazer exercícios com alimentos ricos em carboidratos, como pão, biscoito, fruta, leite, iogurte adoçado, batata, arroz, macarrão ou barra energética.

Após o treino, o gasto energético pede uma reposição de carboidratos e proteínas. Essas proteínas são responsáveis pela construção da fibra muscular. Então, inclua na sua refeição pós-treino clara do ovo, leite e leguminosas.



"Quanto devo comer de carboidratos e proteínas?" É recomendável respeitar uma proporção de 60% de carboidratos, 20% de proteínas e os outros 20% de gorduras. Tendo muita atenção à quantidade de gorduras ingeridas, para que você não tenha a digestão prejudicada e não sinta indisposição para suas atividades.

A ingestão de água deve ser antes, durante e depois do exercício, mesmo que você não sinta sede. Pois você perde líquidos no suor e precisa repor esta perda, mantendo a temperatura do corpo regulada e evitando a desidratação.

Naturalmente você irá optar por alimentos que estejam coerentes com o seu objetivo. O importante é viver uma vida equilibrada e tirar o máximo de proveito dela. Isso significa que não há proibições, mas bom senso na hora de se alimentar para viver uma vida saudável.

Para uma dieta equilibrada e acompanhamento rigoroso, consulte o profissional da área. Ele estará apto a escalar os alimentos que proporcionam máxima eficiência no cumprimento dos seus objetivos.