A ginástica localizada, bike e a musculação dominaram a preferência das mulheres na hora de escolher uma atividade física. Mas, de uns tempos pra cá, a busca por atividades mais dinâmicas e competitivas vem crescendo. Uma atividade que se destaca é o Muay Thai, que antes era vista como esporte violento, agora ganha o gosto de mulheres que buscam entrar em forma e adquirir um conhecimento de autodefesa, que estimula a confiança em todos os âmbitos da vida.
O treino de Muay Thai é composto de um intenso aquecimento envolvendo corrida, polichinelos, saltos, alongamentos, flexões de braços, abdominais e agachamentos. Nesta parte temos um intenso trabalho cardiovascular, melhorando a sua resistência e queimando calorias por um grande período, mesmo após o treino.
Não há o aumento da massa muscular, mas o trabalho de socos, chutes, cotoveladas e joelhadas proporciona uma tonificação dos músculos por igual. Além disso, o trabalho de tronco ganha uma atenção especial, pois o abdômen precisa estar o tempo todo ativado para a execução perfeita dos movimentos, quase sempre envolvendo rotações de tronco. Para que a técnica seja dominada, a repetição é praticada à exaustão, deixando o chamado core (núcleo) bem trabalhado a cada aula. Promovendo um bom resultado estético e a correção postural. O que pode aliviar dores nas costas oriundas de má postura.
Você irá desenvolver flexibilidade e mobilidade de quadril. Algo muito importante se considerarmos a expectativa de vida cada vez mais longa da população. Então, o quanto antes você ingressar nesta atividade, por mais tempo vai colher os benefícios de um envelhecimento saudável e articulações mais funcionais.
O Muay Thai contribui com o aumento da autoconfiança, que pode refletir em eficiência na realização de várias atividades cotidianas, com o aumento da concentração e diminuição do estresse provocado por um estilo de vida de alta cobrança. Assim, a filosofia desta arte se desenvolve na direção do controle da própria vida através de uma postura disciplinada, com mente atenta e corpo relaxado, pronto para a ação rápida e eficiente.
Mulheres e crianças podem ingressar na prática deste esporte super completo. Mas consulte um médico para saber se você está em condições de realizar um esporte de alta intensidade.
Se estiver tudo ok, bons treinos!