Aprendemos, principalmente, por imitação. Observamos nossos pais,
irmãos e professores. Erramos e de tanto tentar, avançamos nossa capacidade
motora. No circo, esta metodologia existe, somada à bagagem psicomotora trazida
pela pessoa, que é estimulada, para que da espontaneidade surjam formas
singulares de expressão.
A arte milenar do
circo, busca, desde suas origens na Ásia, trazer à tona a criatividade e a
liberdade que as doutrinas e a vida, com todas as suas convenções, pretendem
formatar em pensamento racional e sistemático. Este movimento libertador
permite que a pessoa entenda as contradições que a cercam, ao mesmo tempo que
propõe intervenções e soluções para uma vida mais plena e independente. Por
meio do estímulo ao ato de ousar, o circo apresenta novas possibilidades de
gestos, ações e práticas humanas.
Respeitando a natureza das atividades
circenses, nas aulas de circo dos cursos da Hup, os alunos são estimulados a
conhecer as modalidades circenses: aéreas, acrobáticas e equilíbrio, com o
objetivo de estimular o processo criativo individual de crianças e adultos e
proporcionar liberdade de expressão.
A
cultura corporal circense propicia a quem pratica suas várias modalidades
experimentar uma rede de signos (liberdade, desafio, aventura) a partir da
vivência das diversas sensações, tais como medo, suspense e alegria.
A
aula de circo permite a experimentação de desafios, da superação, das
realizações e da potencialização das capacidades motoras por meio de práticas
motivadoras e prazerosas. Tal fato reflete significativamente no
desenvolvimento não apenas das capacidades físicas, mas também o
desenvolvimento da autonomia e da confiança individuais, o que, é claro, abre
novas oportunidades de socialização.
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