segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Normas para trabalho em altura e a preocupação com a segurança na aula de circo

Olá, pessoal!

Na sequência da nossa série sobre o caminho para a formação de professor de aéreos, trazemos uma introdução sobre os protocolos de segurança de atividades em altura. Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para não perder nenhuma postagem dessa série que vai abrir os seus horizontes para o mundo do circo!

Você sabia que há normas que regulamentam o trabalho em altura? O ministério do trabalho e emprego é responsável por elaborar normas que regem esta atividade. Por definição, trabalho em altura é toda atividade remunerada executada acima de 2 metros do chão, onde haja risco de queda. Tal norma prevê responsabiliddes, tanto ao empregador, quanto ao trabalhador.

A NR-35 trata do planejamento, organização e execução do trabalho em altura. Neste planejamento está compreendida a análise preliminar de risco, que estuda o clima e a saúde do trabalhador, além, da seleção, inspeção, conservação e utilização de equipamentos, sistemas, procedimentos de proteção coletiva, riscos inerentes ao trabalho em altura, medidas de prevenção e controle e acidentes típicos.

Como conseguir a certificação da NR-35?

O treinamento tem uma carga mínima de 8 horas, ministrado por instrutor com proficiências em trabalho em altura. O certificado ganha a assinatura de um técnico em segurança do trabalho e do intrutor. Ao final, o aluno passa por uma avaliação escrita. Se aprovado, recebe a certificação, que tem validade de 2 anos, sendo necessária uma reciclagem após esse período.


terça-feira, 6 de novembro de 2018

A importância da periodização na aula de circo

Olá, pessoal! Preparamos uma série de dicas especiais para você que pretende dar aulas de circo e aumentar o seu repertório dentro da cultura do movimento. Essa é a primeira dica da série e trata da importância da preparação física bem planejada para que possamos obter o maior aproveitamento possível, sem gerar um estado de exaustão do praticante. Esperamos que aproveitem as dicas e se apaixonem pelo mundo do circo!

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos em aula de circo? Um mundo cheio de cores, sorrisos, brincadeiras e acrobacias incríveis? Sim! Esse é o produto final de muito treino e dedicação, realizados em aulas que respeitam um planejamento rigoroso de preparação física e técnica.

Uma aula de aparelhos aéreos segue uma periodização que compreende aquecimento, alongamento dinâmico acrobacia de base, preparação física e relaxamento, É necessário que o professor utilize um modelo de periodização adequado, respeitando macrociclos, mesociclos e microciclos, para garantir a segurança do praticante, bem como a alta performance. 

O aquecimento e alongamento previnem lesões, aumentando a flexibilidade e mobilidade do praticante. Os exercícios de força, potência e resistência garantem que o aluno desenvolva força, velocidade e resistência para executar os movimentos no aparelho estudado com a maior fluidez possível e durante o tempo que a apresentação artística demandar.

Após toda a etapa de exigência de tensão muscular, finalizamos com exercícios de retorno a calma, com o intuito de diminuir a fadiga, proporcionando uma recuperação física mais eficiente.

Gostou das nossas dicas? Se inscrevam no blog para receber as próximas publicações direto no seu email.

Até lá!

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A bem sucedida experiência do circo na escola na Austrália e o que podemos aprender com ela

Adaptado de https://theconversation.com/circus-training-instead-of-school-sports-now-theres-an-idea-31979

O ensino das artes circenses pode gerar impacto social na comunidade na qual se instala? Essa provocação foi debatida durante um encontro em Melbourne, sediado pelo Circus Oz

Orgulho da comunidade indígena de Multitjulu, em Uluru, o Ninja Circus, que já excursionou na Austrália e por outros países, é conhecido pelo trabalho realizado, tanto no resgate de jovens envolvidos com abuso de drogas, quanto na prevenção do uso dessas substâncias.

Além do sentido de propósito que a arte circense promove na vida do estudante, o treino de circo requer prática constante, repetições do mesmo truque e muito foco. De modo que seus frutos são facilmente observáveis em sala de aula, com o desenvolvimento da criatividade e atenção durante a aula regular.

Aumento da autoestima, respeito, e engajamento no trabalho em equipe, também são resultados atribuídos à aula de artes circenses, que cria um ambiente que equilibra diversão e alto grau de concentração nas aulas de malabarismo e acrobacias

A possibilidade de se apresentar para a comunidade de pais e amigos, bem como em eventos maiores, permite que o jovem desenvolva habilidades sociais que permitirão o trato com estranhos de maneira confiante e construtiva. Habilidade muito desejada no concorrido mercado de trabalho.

Os circos engajados em projetos sociais ao redor do mundo combinam uma abordagem intervencionista nos problemas sociais da comunidade através do compartilhamento do conhecimento das habilidades circenses. Mais do que um objetivo recreacional, o circo social se caracteriza pela transferência do conhecimento historicamente construído, com o objetivo de gerar impacto social.

Houve a emergência desse modelo pelo mundo nos anos 90, em um processo que prioriza o crescimento pessoal e social dos seus participantes. Conforme descrito, a prioridade é encorajar o desenvolvimento da autoestima, a aquisição de habilidades sociais, expressão artística e uma ocupação que seja integradora da comunidade.

O Cirque du Monde, braço social do Cirque du Soleil, desenvolve programas de circo sociais em comunidades carentes na América do Sul, África e América do Norte desde 95.

A ressignificação da arte circense permite que os benefícios de seu treinamento inclua pessoas que nunca se imaginaram além das arquibancadas, como é o caso das pessoas com deficiência. Em Queensland, o governo dá suporte a um projeto que usa as habilidades circenses para tratar crianças com deficiência.

Todo ano, milhares de pessoas se beneficiam dos programas de ensino de arte circense oferecidos por mais de 60 organizações espalhadas pela Austrália. Alguns deles são Sandfly Circus, que atua em comunidades indígenas e o Flying Fruit Flies, baseado em Albury-Wodonga.

Os pais exercem um papel importante na manutenção dos filhos nos cursos, pois acabam por se engajarem nas aulas para incentivar seus filhos. Eles explicam que o ambiente criado permite que aqueles que são socialmente discriminados possam ter a oportunidade de se sentirem parte da comunidade. Eles observam que o novo senso de pertencimento da criança cria uma onda de transformação no bem estar social e físico dos filhos.

Em 3 décadas, a Austrália prova ao mundo a eficácia da arte circense em promover mudanças pessoais e sociais. Avaliando tantos benefícios, não seria hora de olharmos para além do futebol, nos despirmos do preconceito e de hábitos enraizados, e investirmos em projetos que beneficiem as nossas crianças em escolas, projetos sociais, clubes e associações pelo país?

quarta-feira, 18 de julho de 2018

O que se aprende em uma aula de circo?


Aprendemos, principalmente, por imitação. Observamos nossos pais, irmãos e professores. Erramos e de tanto tentar, avançamos nossa capacidade motora. No circo, esta metodologia existe, somada à bagagem psicomotora trazida pela pessoa, que é estimulada, para que da espontaneidade surjam formas singulares de expressão.
A arte milenar do circo, busca, desde suas origens na Ásia, trazer à tona a criatividade e a liberdade que as doutrinas e a vida, com todas as suas convenções, pretendem formatar em pensamento racional e sistemático. Este movimento libertador permite que a pessoa entenda as contradições que a cercam, ao mesmo tempo que propõe intervenções e soluções para uma vida mais plena e independente. Por meio do estímulo ao ato de ousar, o circo apresenta novas possibilidades de gestos, ações e práticas humanas. 
Respeitando a natureza das atividades circenses, nas aulas de circo dos cursos da Hup, os alunos são estimulados a conhecer as modalidades circenses: aéreas, acrobáticas e equilíbrio, com o objetivo de estimular o processo criativo individual de crianças e adultos e proporcionar liberdade de expressão.
A cultura corporal circense propicia a quem pratica suas várias modalidades experimentar uma rede de signos (liberdade, desafio, aventura) a partir da vivência das diversas sensações, tais como medo, suspense e alegria.
A aula de circo permite a experimentação de desafios, da superação, das realizações e da potencialização das capacidades motoras por meio de práticas motivadoras e prazerosas. Tal fato reflete significativamente no desenvolvimento não apenas das capacidades físicas, mas também o desenvolvimento da autonomia e da confiança individuais, o que, é claro, abre novas oportunidades de socialização.
 www.facebook.com/academiahup

terça-feira, 10 de abril de 2018

Diminua a fadiga no treino mudando hábitos

O cuidado com a alimentação faz muita diferença no rendimento durante os treinos. E o fator a ser observado para que você treine com a maior qualidade possível é o índice glicêmico dos alimentos. Que é a velocidade com a qual o alimento digerido libera açúcar para a corrente sanguínea.
Então, se você sente cansaço e falta de destreza muito cedo no seu treino, é um sinal de que você precisa observar a qualidade da sua alimentação. Fique atento ao tipo de alimento que você está ingerindo, principalmente, antes de ir para o treino e dê preferência aos alimentos com baixo índice glicêmico. Assim você terá açúcar no sangue te dando energia por mais tempo, evitando o seu desbastecimento na hora que você mais precisa.

Diminua a fadiga no treino mudando hábitos

O cuidado com a alimentação faz muita diferença no rendimento durante os treinos. E o fator a ser observado para que você treine com a maior qualidade possível é o índice glicêmico dos alimentos. Que é a velocidade com a qual o alimento digerido libera açúcar para a corrente sanguínea.
Então, se você sente cansaço e falta de destreza muito cedo no seu treino, é um sinal de que você precisa observar a qualidade da sua alimentação. Fique atento ao tipo de alimento que você está ingerindo, principalmente, antes de ir para o treino e dê preferência aos alimentos com baixo índice glicêmico. Assim você terá açúcar no sangue te dando energia por mais tempo, evitando o seu desbastecimento na hora que você mais precisa.

terça-feira, 27 de março de 2018

Pequeno guia para o iniciante nas artes circenses

Quando criança, muitos de vocês se depararam com a magia do circo e sonharam em fugir com ele para viver uma vida cheia de aventuras. Agora, com as aulas de circo da Hup todos tem a chance de ter esse sonho reavivado. O encanto de balançar no trapézio ou subir no tecido é de fazer o coração bater mais forte. E essa sensação está ao seu alcance, pois a Hup possui aulas cheias de diversão e oportunidades de desenvolvimento no tecido acrobático, trapézio, lira, pole dance e breaking, do iniciante ao avançado.

Certamente, você tem um amigo ou conhecido que experimentou uma aula de circo e se encantou. Então você ficou com aquela sensação de que deveria se dar uma chance de sentir um friozinho na barriga seguido de um intenso sentimento de liberdade. Mas faltava alguém pra te fazer um convite. Não falta mais!

Você pode até pensar que seu corpo não é mais tão ágil e flexível como era quando criança. Mas vamos te contar um segredo: você tem um potencial enorme! E o nosso método foi projetado para te dar a chance de revisitar, pouco a pouco, os movimentos que você fazia quando criança. Então, suor e diversão estão garantidos!

Lembra da última vez que brincou com os pés no chão? Aqui na Hup, o trabalho de consciência corporal começa no aquecimento, que serve de preparação para a parte técnica, onde são trabalhados os princípios de segurança, além dos exercícios técnicos, de força, resistência e flexibilidade.

O ambiente é de uma energia inigualável. Você vai encontrar iniciantes que estão pela primeira vez tendo contato com os aparelhos e experimentando ficar a centímetros do chão, até estudantes avançados que já dominam técnicas de muito arrojo e beleza. Você vai se sentir estando no topo do mundo!

As primeiras aulas te darão, além de umas dorezinhas aqui e acolá, a certeza de que o seu corpo e mente estão se fortalecendo, graças às habilidades alcançadas que fazem seu corpo se mover de maneiras que são diferentes das encontradas nos esportes tradicionais. Assim, a Hup se propõe a ser um lugar de construção da autoestima.

A Hup tem a missão de divulgar as artes circenses e torná-las acessíveis para todos que quiserem conhecê - la. O nosso programa visa engajar crianças e adultos, considerando suas diferenças, dando oportunidade para todos se encantarem e terem a atividade circense como parte de suas conquistas de vida.

Se você queria fugir com o circo, mas não sabia por onde começar, a Hup dispõe de aulas experimentais, para crianças de 6 a 100 anos, que são ideais para o início do estudo das artes circenses.

Agende a sua aula experimental e se surpreenda com o que pode fazer!
Acesse:
www.facebook.com/academiaHup
Ou pelo whats:
016991717361

Será um prazer compartilhar com vocês a nossa paixão!

domingo, 25 de março de 2018

Pare de adiar sua atividade física com essa dica poderosa

Todo dia recebemos informações sobre a necessidade de fazermos uma atividade física para melhorarmos a nossa saúde. Mas esbarramos na nossa rotina lotada de compromissos, onde tudo vira motivo para deixarmos para depois algo tão importante. Aí bate aquela frustração de não termos tido um dia completo e organizado.

Calma! Trazemos uma dica excelente para você incorporar o hábito da atividade física!

O pesquisador Charles Duhigg, em seu livro "O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios" apresenta uma estratégia poderosa para a incorporação de um bom hábito. Essa estratégia se baseia na visualização de uma recompensa ao terminar uma tarefa.

O processo seria esse:
1. Deixe a roupa de ginástica num lugar de fácil acesso onde você possa ver com frequência
2. Visualize uma recompensa que você pode se dar ao completar aquele exercício
3. Se dê a recompensa

http://thewholepackage.com.br/2016/07/20/o-poder-do-habito/loop-do-habito-o-poder-do-habito-charles-duhigg-dica-de-leitura-book/

Que tal pensar no sentimento de dever cumprido e felicidade que você terá ao fazer uma atividade física? Ou pensar naquela comida especial que vai poder comer sem culpa, já que você conseguiu incorporar a atividade física em sua rotina? Essa será a sua deixa para começar a atividade.

Teste se dar um pedacinho de chocolate a cada treino realizado e depois conta pra gente a sua experiência.

terça-feira, 20 de março de 2018

Tai Chi proporciona envelhecimento saudável

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as pessoas com mais de 50 anos precisam de, pelo menos, 2 horas e meia de atividade física em ritmo moderado. Visto que a atividade física não beneficia apenas o corpo, ela promove a interação social e faz com que a pessoa se engaje em um grupo de interesse comum e saia de sua rotina. Entre as atividades que se destacam como grande promotora da saúde física e mental, está o Tai Chi. Uma arte marcial chinesa que combina uma sequência de movimentos lentos, cuidadosamente orquestrados, com respiração coordenada.
O Tai Chi é especialmente recomendado para as pessoas na melhor idade, uma vez que ele ajuda a desenvolver a flexibilidade e a coordenação, além de reduzir desordens respiratórias e cognitivas, como as relacionadas ao mal de Parkinson.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Atenção aos protocolos de segurança garante diversão para público e praticantes das artes circenses

No último dia 17 o mundo das artes circenses perdeu Yann Arnaud, um grande artista, que dedicou a sua vida ao amor a arte e ao encantamento de seu público por suas façanhas desafiadoras do perigo e dos limites do corpo. Arnaud excursionava por mais de uma década em uma das maiores companhias do mundo, o Cirque du Soleil. Esta que é conhecida por recrutar os melhores artistas, acostumados a muita pressão para alcançarem alta performance artística e física, uma vez que suas vidas dependem desse alto grau de excelência. E não falamos em sentido figurado. Um mau dia, somado a uma produção de espetáculo que dispensa o uso de redes, colchões ou superfícies que amorteçam eventuais quedas, significou o fim de uma carreira brilhante.

Nesses momentos, o debate sobre a segurança das atividades circenses vem à tona. Há um risco inerente às atividades acrobáticas, que o circo compartilha com a ginástica, o levantamento de peso olímpico, o salto ornamental ou a equitação. E, justamentamente, o componente risco é que desperta tanto deslumbramento na plateia que assiste a essas atividades. Mas é necessário que esse risco seja dimensionado e controlado dentro de uma margem administrável, para que a atividade aconteça de modo prazeroso para o praticante e o espectador.



Dentre os protocolos exaustivamente revisados na Hup para garantir a segurança dos praticantes de acrobacia aérea estão:
- Aquecer bem o corpo com preparação física específica e orientada, antes de executar um treino ou apresentação. 
- Checar a segurança da ancoragem e das condições do aparelho.
- Checar o posicionamento do colchão bem abaixo do aparelho.
- Sempre buscar usar colchões de queda e de preferência optar pelos que atendam as medidas recomendadas de 30cm de altura e densidade 26.
- Estar preparado e consciente da técnica a ser executada, evitando ousar em movimentos que desconhece o caminho de ida e de volta, cuidando para não ficar preso, não escapar e não se queimar.
- Fazer o uso de roupas confortáveis que protejam a pele.
- Evitar o uso de acessórios que possam cortar.
- Evitar fazer acrobacias com unhas e cabelos muito compridos. 
- Treinar, ensaiar e repetir várias vezes até que se chegue a um domínio dos truques executados, mas evitar a exaustão nas alturas, reconhecendo os sinais que limitam o próprio corpo de seguir com segurança. 
- Todo trabalho em altura acima de 2m deve ser realizado com o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) listados na Norma de Segurança em Altura,  NR35. Portanto, trabalhos de ancoragem dos aparelhos de acrobacia aérea devem ser realizados por profissional habilitado e munido de EPI.

Seguindo, incansavelmente, tais protocolos, garantimos uma atividade na qual o participante possa ter concentração total e prazer pela superação dos limites pessoais, sejam eles diminuir o estresse do cotidiano, aumento da autoestima, melhora da condição física e da criatividade, ou aumentar o seu engajamento em um ambiente tão rico de confiança e respeito, que acaba por se tornar uma segunda família.

Venha nos fazer uma visita! Será um prazer ter vocês conosco para compartilharmos de momentos mágicos, dentro de uma estrutura cuidadosamente preparada para garantir a sua diversão e segurança.

Ligue ou mande um whats para 016 991717361
Acesse www.facebook.com/academiahup


domingo, 18 de março de 2018

Benefícios psicológicos da atividade física


O crescimento das redes sociais fez com que as pessoas procurassem uma atividade física que melhorasse sua saúde e, consequentemente, a sua aparência. Mas é sabido que a atividade física proporciona benefícios que não podem ser medidos objetivamente, como é o caso daqueles relacionados ao aparelho psicológico.



A pessoa que pratica uma atividade física tem um desenvolvimento da sua autoimagem, fazendo com que ela se valorize, se respeite e procure sempre se colocar em situações benéficas para si. Além disso, uma pessoa que concentra a sua atenção em uma atividade física, esquece das pressões diárias e consegue promover uma higiene mental, diminuindo o estresse. Assim, a qualidade do sono aumenta, proporcionando um dia cheio de disposição e bom humor, graças ao estímulo advindo dos hormônios da felicidade – serotonina, endorfina e dopamina.

Se você pretende aumentar a sua concentração e os seus resultados no trabalho, na escola e em todos os âmbitos de sua vida, iniciar uma atividade física pode ser o elemento que você procurava para elevar a sua qualidade de vida para o próximo nível.